Presença Digital em Redes Sociais de Órgãos Públicos no Brasil

Análise do Conteúdo Produzido pela Controladoria Geral da União (CGU)

Autores/as

  • Luciana Coutinho Araújo 55 81 998002978

Palabras clave:

Comunicação pública. Presença digital. Análise do discurso. Persuasão.

Resumen

Este artigo se propõe a analisar a presença digital em redes sociais de órgãos públicos no Brasil e, em especial, o discurso de marketing produzido pela Controladoria Geral da União em seu perfil no Facebook, que é o veículo de mídia social com maior penetração e popularidade para o órgão. Nesta rede social, foram pesquisadas as postagens da CGU com os maiores números de comentários, compartilhamentos e curtidas do seu público-alvo durante o mês de março de 2019. Com o objetivo de perceber a força persuasiva da mensagem transmitida, observou-se a utilização das técnicas psicológicas de convencimento aplicadas na construção do conteúdo estratégico de comunicação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANDREWS, Marc; LEEUWEN, Matthijs Van; BAAREN, Rick Van. Persuasão na publicidade: 33 técnicas psicológicas de convencer. São Paulo: Gustavo Gili, 2016.
BRASIL. Comitê Gestor da Internet no Brasil. Disponível em: https://cgi.br/. Acesso em: 31 mar. 2019.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição [da] República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 31 mar. 2019.
BRASIL. Controladoria Geral da União. Disponível em: https://www.cgu.gov.br/. Acesso em: 31 mar. 2019.
BRASIL. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e... Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm. Acesso em: 31 mar. 2019.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.

Publicado

2020-10-31