Avaliação entre os Pares

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação de artigos e ensaios está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial da revista ou avaliadores convidados. Os avaliadores são escolhidos com base na temática dos artigos, dos referenciais teóricos e metodológicos adotados.

Os procedimentos adotados pelo periódico para análise e aprovação de originais seguem normas internacionais: a) inicialmente os textos são revisados pelos Editores; b) depois seguem para avaliação cega de pareceristas.

Fazem parte dos critérios editoriais da Revista, a serem avaliados no primeiro contato com a equipe editorial: a) dados completos sobre a afiliação do autor; b) resumo com todos os dados solicitados; c) palavras-chave; d) ineditismo; e) publicação de artigo do mesmo autor na Revista de dois em dois anos; f) aplicação das normas específicas da revista no que diz respeito a todos os itens.

A avaliação dos pareceristas considera aspectos que denotam qualidade do texto: a) conteúdo teórico e empírico adequados ao tema; b) domínio da literatura científica; c) atualidade do tema; d) contribuição para a área de conhecimento específica; e) originalidade da abordagem; f) perfeita aplicação e descrição da metodologia utilizada; e g) correta estrutura de texto e boa qualidade de redação.

Avaliadores que possuam algum tipo de conflito de interesses – por exemplo, que tenham conhecimento da pesquisa ou que sejam da mesma instituição do autor – não serão selecionados.

Em caso de divergência entre os pareceres um terceiro avaliador poderá ser convidado. A decisão final será tomada pelo Editor encarregado pelo artigo tendo como base os pareceres.

Após a análise de pareceristas, os editores poderão: a) aceitar o artigo com modificações menores; b) solicitar modificações substanciais no texto; c) solicitar que o artigo seja revisado e submetido novamente; ou d) recusar o artigo.

Resenhas, Jurisprudência, Pareceres e Decisões serão analisados no âmbito dos editores.