Envíos

El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.

Directrices para autores/as

Os originais submetidos ao Conselho Editorial devem atender rigorosamente aos critérios da Revista, caso contrário serão recusados.

  1. A revista Controle Externo recebe de autores artigos, ensaios e resenhas. As seções jurisprudência, pareceres e decisões são editadas exclusivamente pela equipe editorial.
  2. Alguns trabalhos presentes nas edições podem ser resultado de convites encaminhados a especialistas, em função de sua notória competência e excelência acadêmica na área. Nesse caso, os trabalhos tramitam pelos procedimentos de avaliação e edição, sob responsabilidade dos editores.
  3. Podem submeter textos à avaliação da Controle Externo - Revista do Tribunal de Contas do Estado de Goiás doutores, doutorandos, mestres, mestrandos e especialistas.
  4. A contribuição deve ser original e inédita, e não pode estar sendo avaliada para publicação por outra revista. Caso apresente, o autor deve justificar-se no campo do formulário de submissão denominado de “Comentários ao editor”.
  5. Trabalhos resultantes de apresentações em congressos científicos ou outros eventos da área devem ser encaminhados em versões revisadas e ampliadas pelo autor, com a informação, em nota de rodapé, do evento no qual foi apresentando, cidade em que o mesmo foi realizado e ano.
  6. Os artigos devem apresentar: a) caráter opinativo/reflexivo; b) discussões e resultados oriundos de pesquisa teórica ou empírica; c) revisão bibliográfica - desde que se vincule ao estado da arte que constitua efetivamente uma contribuição original ao campo de estudos sobre Controle Externo.
  7. Os artigos devem ter o mínimo de 30 mil e o máximo de 50 mil caracteres (com espaços), incluindo títulos, resumos e referências. Título e resumo devem ter versão em inglês incluída no texto. A extensão das referências dos trabalhos não deve ser superior a duas páginas, com exceção para os casos em que leis, normas, portarias, decretos e jurisprudência sejam utilizados como corpus de análise e estes constem na lista de referências.
  8. Os artigos devem ser enviados sem indicação de autoria ou qualquer referência à instituição de ensino de vinculação ou local de trabalho.
  9. As resenhas devem ser de obras publicadas, reeditadas, no presente ano ou no ano anterior à publicação da edição em andamento. A revista aceita resenhas de obras clássicas nas áreas de conhecimento integrantes do escopo da publicação.
  10. Resenhas não devem conter resumo e palavras-chave. Após o título da resenha (que também deve ser traduzido para inglês, e ser diferente do título da obra resenhada), deverá constar referência completa do livro, tese ou dissertação (SOBRENOME, Nome do autor. Título. Cidade: Editora, ano. número de páginas). As resenhas devem ter entre três e cinco páginas.
  11. Os ensaios de caráter crítico sobre uma questão ou tema que apresente posicionamento e reflexões do autor podem ter até 30 mil caracteres (com espaços), incluindo títulos, resumos e referências. Título e resumo devem ter versão em inglês incluída no texto. É essencial que o texto seja construído a partir de questionamentos, críticas, experimentações e ponderações do autor sobre o tema.
  12. A submissão deve ser realizada diretamente pelo autor no site da Revista, após o preenchimento do cadastro. Para mais informações acesse a seção Sobre da Revista. https://revcontext.tce.go.gov.br/index.php/context/information/authors
  13. Se o texto foi produzido por mais de um autor, o responsável pela submissão deverá cadastrar os demais membros no campo solicitado pelo sistema da revista.
  14. Os textos devem estar de acordo com as normas da ABNT NBR 10520com a seguinte estrutura:
  15. a) formato word em .doc ou docx

        b) Formato da página: A4. Margens: esquerda e superior, 3 cm; direita e inferior, 2 cm;

        c) Título do trabalho em português Times New Roman, negrito, corpo 14, centralizado, caixas alta e baixa Por gentileza não colocar nenhum título ou subtítulo em caixa alta.

        d)Título do trabalho em inglês, Times New Roman, negrito, corpo 14, centralizado, caixas alta de baixa

       e) Resumo: A palavra resumo deve vir na segunda linha após o título. Fonte: Times New Roman, corpo 10, negrito, alinhado à esquerda, espaçamento simples. Na linha abaixo, segue o resumo em até 10 linhas. Fonte: Times New Roman, corpo 10, normal, justificado, espaçamento simples.

      f)Palavras-chave:O vocábulo Palavras-chavedeve aparecer na linha imediatamente abaixo do resumo. Fonte: Times New Roman, corpo 10, negrito. Na linha seguinte, devem ser informadas entre três e cinco palavras-chave, separadas por ponto-e-vírgula. Fonte: Times New Roman, corpo 10, normal, alinhamento à esquerda.

     g) Abstract: A palavra Abstractdeve logo após o resumo em portugues. Fonte: Times New Roman, corpo 10, negrito, alinhado à esquerda, espaçamento simples. Na linha abaixo, segue o abstractem até 10 linhas. Fonte: Times New Roman, corpo 10, normal, justificada, espaçamento simples.

     Keywords: O vocábulo Keywordsdeve aparecer na linha imediatamente abaixo do resumo em ingles. Fonte: Times New Roman, corpo 10, negrito. Na linha seguinte, devem ser informadas entre três e cinco palavras-chave, em inglês, separadas por ponto-e-vírgula. Fonte: Times New Roman, corpo 10, normal, alinhamento à esquerda.

    h) Entretítulos: Caixas alta e baixa, fonte Times News Roman, corpo 12, espaço 1,5, alinhamento à esquerda, negrito. Não devem ser numerados. Ex: Introdução

    i) Notas de Rodapé devem estar na fonte Times New Roman, corpo 9, justificado, e se restringir a comentários estritamente necessários ao desenvolvimento da exposição, e não para citações bibliográficas

    j) Corpo do texto: O texto deve iniciar logo abaixo do entretítulo, se houver. Fonte: Times New Roman, corpo 12, normal, espaçamento 1,5, justificado

   l) Citações de até três linhas devem ser incorporadas no interior do texto, entre aspas e seguidas da referência (sobrenome do autor, ano e páginas) entre parênteses. Ex.: (SILVA, 2003, p. 224-7). Citações com mais de três linhasdevem ser destacadas do parágrafo, com recuo de 4 cm, na fonte Times New Roman, em corpo 10 e separadas por linhas em branco, antes e depois da citação, com espaçamento simples, sem aspas, seguidas pela referência da obra no padrão anteriormente indicado.

     m) Gráficos, tabelas, ilustrações e figuras devem vir no corpo do texto, devidamente numeradas e identificadas. Abaixo de cada imagem, no corpo do trabalho, deve constar sua respectiva legenda e crédito, precedidos pela palavra “Figura”, a numeração seriada e dois pontos. Ex.: Figura 3: Natureza Morta, 1960, Giorgio Morandi (Museo Morandi, Bolonha). A utilização de tabelas deve seguir a mesma formatação (NBR 6021). As imagens utilizadas devem conter o crédito completo (autor e fonte) e os autores dos textos devem se responsabilizar pela permissão para reprodução, respeitando os direitos autorais nacionais e internacionais (Lei 9.610 e Convenção de Berna da Organização Mundial da Propriedade Intelectual). Fotografias e mapas, além de organogramas, diagramas e fluxogramas complexos, devem estar em formatos adequados de impressão (300 dpi com 20 cm de largura).

     n) Referências completas deverão ser apresentadas apenas ao final do trabalho, sob o títuloReferências(somente primeira letra em caixa alta, negrito, corpo 12), conforme norma da ABNT em vigor (NBR 6023) e padrão indicado a seguir, com espaçamento simples e em ordem alfabética.

Para livro:

SOBRENOME, Nome. Título. Cidade: Editora, ano.

Para mais de um autor:

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título. Cidade: Editora, ano.

Para capítulo de livro:

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (Org(s). Título. Cidade: Editora, ano. páginas inicial-final

Para artigo em periódico:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico, sigla da instituição, Cidade, nº, ano, páginas inicial-final.

Para artigo em periódico on-line:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico, sigla da instituição, nº, ano. Disponível em: <http://exemplo/arquivo.html>. Acesso em: 21 fev. 2010 (exemplo).

Para Artigos em anais de eventos científicos :

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. In: Nomes do Congresso, Número do Congresso, Ano, Cidade onde foi realizado.  Anais. Cidade: Editora, Ano.  . do artigo inicial -final. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/sis/2012/resumos/R7-2573-1.pdf.>.  Acesso em: 05 out. 2015 (exemplo).

Para reportagem de jornal:

SOBRENOME, Nome. Título da reportagem. Nome do veículo, Cidade, dia, mês, ano. nº ou título do caderno/seção/suplemento, páginas inicial-final.

ParaTeses e dissertações:

SOBRENOME, Nome. Título.  ANO. Número de páginas . Dissertação ou Tese (Area do programa de pós-graduação) – Nome do Programa de Pós-Graduação, Universidade, Cidade, Ano.

Para Legislação

Os elementos essenciais são: jurisdição (ou cabeçalho da entidade, no caso de se tratar de normas), título, numeração, data e dados da publicação. No caso de Constituições e suas emendas, entre o nome da jurisdição e o título, acrescenta-se a palavra Constituição, seguida do ano de promulgação, entre parênteses.

ESTADO OU PAÍS. Decreto, Lei número, Data. Lex: Nome, cidade, volume, número, páginas inicial –final.

PAIS. Medida provisória número, data. Diário Oficial, cidade, estado, data. seção , página.

PAIS. Congresso. Nome da casa legislativa. Resolução número, ano. Coleção de Leis da República Federativa do Brasil (exemplo). Cidade, Estado, numero do volume, páginas inicial - final, mês e ano.

Para jurispruedência

Os elementos essenciais são: jurisdição e órgão judiciário competente, título (natureza da decisão ou ementa) e número, partes envolvidas (se houver), relator, local, data e dados da publicação.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Súmula número. In: ORGANIZADOR ou PAÍS, Súmulas. Cidade: Editora, data. páginas inicial-final.

BRASIL. Nome do Tribunal . Titulo do processo, número. Informar se foi decisão de Câmara ou de Pleno. Informar onde foi publicada. Cidade, mês, ano.

 

Apresentação

Prefácio do Presidente do TCE com comentários sobre o número da revista

Editorial

Apresentação da revista pelos editores

Artigos

Artigo científico baseado em resultados de pesquisas, estudos ou análises de experiências realizadas no âmbito de cursos de pós-graduação, além de discussões sobre questões teórico-metodológicas nas áreas de conhecimento que constituem o escopo da revista.

Ensaios

Texto de caráter crítico sobre uma questão ou tema que apresente posicionamento e reflexões do autor. É essencial que o texto seja construído a partir de questionamentos, críticas, experimentações e ponderações do autor sobre o tema.

Jurisprudência

Texto de caráter técnico contendo interpretações de leis a partir de julgamentos do Tribunais de Contas de Goiás e do país.

Pareceres e Decisões

Seleção de pareceres e decisões de fundamental importância que reflita a atuação do TCE – GO e de tribunais do país.

Resenha

Breve apreciação sobre um livro recém lançado ou de um clássico da literatura das áreas de conhecimento integrantes do escopo da revista que seja de interesse para análise de processos, construção de pareceres e decisões no âmbito dos Tribunais de Contas.

Seção Temática

Série de artigos sobre uma data comemorativa ou tema eleito pelo TCE-GO.

Declaración de privacidad

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.