Cidadania organizacional no âmbito do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO)

A Ouvidoria como unidade estratégica de sensibilização interna

Autores

  • Nara Rodrigues Silva Tribunal de Contas do Estado de Goiás

Palavras-chave:

Cidadania organizacional; participação interna; ouvidoria; virtudes cívicas; engajamento.

Resumo

O presente artigo tem como objetivos conceituar, a partir da revisão de literatura, o termo cidadania (ou civismo) organizacional; discutir acerca do papel da ouvidoria, como unidade estratégica, responsável por atuar ativamente em prol da sensibilização interna à participação, e por propor ações que elevem o nível do engajamento dos servidores, tendo por base os atuais objetivos dos planos institucionais. Além disso, faz menção a atividades que se enquadram no exercício da cidadania interna e traz resultado de pesquisa aplicada no TCE-GO, em dezembro de 2020. A pesquisa foi direcionada aos gestores e aos agentes públicos (servidores e estagiários), com o principal intuito de conhecer o grau de pertencimento à instituição, o quão se sentem satisfeitos e motivados ao poder contribuir mais ativamente, verificar o grau de incentivo oferecido pelos gestores às suas equipes e o nível de importância considerado acerca das atitudes de cidadania organizacional. A análise dos resultados serviu de base orientativa para a sugestão de se desenvolver um programa de sensibilização e de aperfeiçoamento das virtudes cívicas.

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Publicado

2022-01-07