A COMUNICAÇÃO PÚBLICA NO RIO GRANDE DO SUL E A TRANSPARÊNCIA DOS GASTOS EM PUBLICIDADE

Authors

  • Priscila Pinto de Oliveira TCE-RS

Keywords:

transparência, gastos em publicidade, comunicação pública, finalidade da comunicação governamental.

Abstract

This article analyses the transparency on public spending in propaganda at the State of Rio Grande do Sul Executive Branch. It also discusses the main rules regarding this expenditure and evaluates the public purpose on propaganda campaigns realised during the state government office between 2015 and 2018 fiscal years. In order to obtain information, a research was carried out on the transparency website (active transparency), request submission through Access to Information Law (passive transparency) and sample analysis of propaganda pieces.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Referências
BARROSO, Luís Roberto. Interpretação e Aplicação da Constituição. 3" ed. São. Paulo: Saraiva, 1999.

BONFIM, Marcus Vinicius de Jesus. Lei de Acesso à Informação: elementos para uma discussão sobre discurso, poder, acesso e comunicação organizacional em órgãos públicos. In: HASWANI , Mariângela Furlan. Comunicação governamental: o local como foco de análise – São Paulo: ECA/USP, 2014. 354 p.

BRASIL, Constituição Federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.

BRASIL, Lei http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12232.htm
BRASIL. Guia técnico de regulamentação da Lei de Acesso à Informação em Municípios e check list http://www.cgu.gov.br/Publicacoes/transparencia-publica/brasil-transparente/arquivos/guia_checklist.pdf.

BUCCI, Eugênio. O Estado de Narciso – A comunicação pública a serviço da vaidade particular. São Paulo. Editora Companhia das Letras, 2015.

BUCCI, Eugênio. A Razão de Ser das Emissoras Públicas na Democracia. São Paulo, n. 1, abr./jun. 2008. ISSN 1982-8497. Disponível em: https://interessenacional.wordpress.com/2008/04/10/tv-e-democracia/#more-11. Último acesso em jun 2018.

DO SUL, Rio Grande. Constituição do Estado do Rio Grande do Sul. Disponível em http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70451/CE_RS_EC_65.pdf?sequence=4. Último acesso em jun 2018.

FACCIOLI, F. Communicazione pubblica e cultura del servizio. Roma: Carocci, 2000.

FREITAS, Juarez. O controle dos atos administrativos e os princípios constitucionais. São Paulo: Malheiros, 1999.

FIGUEREDO, Pedro Henrique Poli. Princípio da Publicidade da Administração. In: do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul. - Ano 9, n. 40 (2008). - Porto Alegre: Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Transparência RS. Consulta aos gastos e receitas públicas. Disponível em: http://www.transparencia.rs.gov.br/webpart/system/PaginaInicial.aspx.

______, Meu Futuro é o Rio Grande - Safra. Porto Alegre, 2017a. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=JRxV9IOt2Rg. Último acesso em Jun 2018.

______, O Meu Futuro é o Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2017b. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=4dyJmA99Dpg. Último acesso em Jun 2018.


HASWANI , Mariângela Furlan. Comunicação governamental: o local como foco de análise – São Paulo: ECA/USP, 2014. 354 p.

HEIDEMANN, F. G. (2009). Do sonho do progresso às políticas de desenvolvimento. In: F. G. Heidemann, J. F. Salm (Org.). Políticas públicas e desenvolvimento: bases epistemológicas e modelos de análise. Brasília: Editora UnB.

JARAMILLO LÓPEZ. Advocacy: uma estratégia de comunicação pública. In: ______ (org.). Comunicação pública, sociedade e cidadania. p. 61-80. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2011. (Série Pensamento e Prática; v.4).

LÔBO, Fernando Almeida Salgado. A importância de se garantir efetividade ao direito fundamental de acesso à informação para a consecução do exercício da dignidade humana. Revista do CEPEJ, n. 16, 2017. Disponível em https://portalseer.ufba.br/index.php/CEPEJ/article/view/22335. Último acesso em jun 2018.

FILHO, Marçal Justen, Curso de Direito Administrativo – 1. ed. – São Paulo: Saraiva, 2005.
Koçouski, Marina. Comunicação pública: construindo um conceito. In: MATOS, Heloíza (org). Comunicação pública : interlocuções, interlocutores e perspectivas – São Paulo : ECA/USP, 2013, 288 p.

KUNSCH, Margarida M. Krohling. Comunicação pública: direitos de cidadania, fundamentos e práticas. In: MATOS, Heloíza (Org.). Comunicação pública: interlocuções, interlocutores e perspectivas / Heloiza Matos (org.) – São Paulo: ECA/USP, 2013. 288 p.

MPC-RS, Ministério Público de Contas do Rio Grande do Sul. Representação conjunta. Porto Alegre, 2017. Disponível em: https://portal.tce.rs.gov.br/portal/page/portal/MPC/informativos. Último acesso Jun 2018.

PADILHA, H.; MICHENER, G. Avaliando a aplicação da Lei de Acesso nos estados e nas grandes cidades: Transparência local no Brasil: Avaliando a aplicação da Lei de Acesso nos estados e nas grandes cidades. Rio de Janeiro: FGV-Open Society Foundations, 2016. PATERSON, M.; MCDONAGH, M.


PROPAGANDA, Portal da. Zeppelin filmes produz novo filme do governo do Rio Grande do Sul. Disponível em http://www.portaldapropaganda.com.br/noticias/11955/zeppelin-filmes-produz-novo-filme-do-governo-do-rio-grande-do-sul/. Último acesso: Jun 2018.
ROCHA, Cármen Lúcia Antunes. Princípios constitucionais da administração pública. Livraria Del Rey Editora, 1994.

UNESCO. Um Mundo e Muitas Vozes: comunicação e informação na nossa época. Comissão Internacional para o Estudo dos Problemas da Comunicação. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1983.

Published

2020-10-31