RESSIGNIFICANDO A FINALIDADE DOS PARECERES PRÉVIOS EMITIDOS PELOS TRIBUNAIS DE CONTAS:

MAIOR EFETIVIDADE PARA A GOVERNANÇA E RESPONSIVIDADE PARA A DEMOCRACIA REPRESENTATIVA.

Autores

  • Milene Dias da Cunha Tribunal de Contas do Estado de Pará/Conselheira Substituta

Palavras-chave:

Parecer prévio. Responsividade. Controle externo. Tribunal de contas. Democracia representativa.

Resumo

Resumo: Os pareceres prévios emitidos pelos tribunais de contas, ao subsidiar o julgamento político do Chefe do Poder Executivo, oferecem um retrato da gestão e do desempenho da governança e, nesse sentido, suas informações são importantes para aproximar a comunicação entre os atores políticos e a sociedade, bem como para avaliar a responsabilidade de governo no que tange às propostas de governo registradas na justiça eleitoral durante o período de campanha e os programas e políticas públicas implementadas pelo governo eleito. Ao funcionar como um instrumento contramajoritário de avaliação do desempenho do governo, a atuação dos Tribunais de Contas assume relevância técnica para a qualidade da democracia, traduzida no sentido de exigência de maior responsividade dos agentes e de uma maior institucionalização da accountability. O termo responsividade foi usado no sentido do comportamento voltado a dar resposta, de solucionar, de tomar a responsabilidade para si, de recepcionar questões e demandas econômicas-sociais no intuito de respondê-las. O objetivo do presente artigo é observar a atuação dos Tribunais de Contas e sua contribuição para a efetividade da governança do Poder Executivo, tendo como substrato de análise o índice de atendimento das recomendações e determinações constantes dos pareceres prévios de dez Tribunais de Contas, buscando dar um novo significado à finalidade do parecer prévio, como instrumento de informação do desempenho de governo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

REFERÊNCIAS

BOBBIO, Norberto. Teoria geral da política; In: BOVERO, Michelangelo (org.). Afilosofia política e as lições dos clássicos. Trad. Daniela Beccaccia Versiani. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 15 jul. 2018.

DAHL, Robert A. Poliarquia. Tradução Celso Mauro Paciornick. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.

DOWNS, Anthony. Uma teoria econômica da democracia. Tradução Sandra Guardini Teixeira Vasconcelos. São Paulo: EdUSP, 1999.

FIGUEIREDO, Argelina Cheibub. Instituições e Política no Controle do Executivo. Dados: Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 44, n. 4, p. 689-727, 2001.

FRANÇA. Cour des comptes. Le rapport public annuel 2018. Disponível em: www.ccomptes.fr. Acesso em: 5 abr. 2019.

INTERNATIONAL ORGANISATION OF SUPREME AUDIT INSTITUTIONS (INTOSAI). Normas Internacionais das Entidades Fiscalizadoras Superiores (ISSAI 11). 2007. Disponível em: www.issai.org. Acesso em: 4 abr. 2019.

INTERNATIONAL ORGANISATION OF SUPREME AUDIT INSTITUTIONS (INTOSAI). Normas Internacionais das Entidades Fiscalizadoras Superiores (ISSAI 300). 2013. Disponível em: www.issai.org. Acesso em: 24 fev. 2018b.

IOCKEN, Sabrina Nunes. Controle Compartilhado das Políticas Públicas. Belo Horizonte: Editora Fórum, 2018.

MENESES, Anelise Florencio de; MAPURUNGA, Patrícia Vasconcelos Rocha. Parecer Prévio das Contas Anuais do Governador: um Estudo na Evidenciação pelos Tribunais de Contas Estaduais. Revista do TCE/CE: Controle Doutrina e Artigos, Fortaleza, v. 14, n. 1, p. 108-122, 2016.

NECKER, Jacques. Compte rendu au Roi (1781) en Euvres completes de M. Necker. Paris: Treuttel et Würtz, 1820. v. 2. p. 1-5.

O'DONNELL, Guilhermo. Accountability Horizontal e Novas Poliarquias. Lua Nova, São Paulo, ano 1, n. 44, p. 27-44, 1998.

OLIVEIRA, Regis Fernandes. Gastos Públicos. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2012.
ROSANVALLON, Pierre. La contrademocracia: la política en la era de la desconfianza. Buenos Aires: Manantial, 2015.

SCHUMPETER, J. Capitalismo, Socialismo e democracia. Tradução Sérgio Góes de Paula. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1984.

SGARBOSSA, Luís Fernando et al. Uma crítica à objeção contramajoritária ao controle judicial de constitucionalidade. X Simpósio Nacional de Direito Constitucional – ABDConst. Curitiba, 24-26 maio 2012. Disponível em: <http://www.abdconst.com.br/
anais2/ObjecaoLuis.pdf>. Acesso em: 20 maio 2019.

Downloads

Publicado

2020-10-31