Aplicabilidade do artigo 30 da Constituição do Estado de Goiás no exercício do controle externo

Autores

  • LILIANE ELISABETH CORDEIRO TENÓRIO DE MIRANDA TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS

Palavras-chave:

Controle Externo. Quadro de pessoal. Governo do Estado de Goiás. Constituição do Estado de Goiás.

Resumo

O presente artigo discute a aplicabilidade do artigo 30 da Constituição do Estado de Goiás no exercício do controle externo e tece considerações acerca da composição da força de trabalho da administração pública estadual. A metodologia adotada compreendeu pesquisas legislativas, além de análises qualitativas e quantitativas de dados, utilizando a plataforma Qlik Sense. Pôde-se constatar que o dispositivo representou uma inovação na época de sua edição. Não obstante o conteúdo disciplinado em seus incisos II e III referentes às despesas com pessoal e publicidade, respectivamente, encontre-se mais amplamente contemplado pelas prestações de contas exigidas por meio da atual contabilidade aplicada ao setor público, tais dispositivos possuem conteúdo relevante e promotor de accountability. O inciso I trata de matéria inédita cujo teor apresenta alta relevância para subsidiar o gerenciamento e a fiscalização do quadro de pessoal do serviço público estadual, a exemplo da amostra de dados tabulada neste trabalho que demonstrou distorções do quadro de pessoal do Estado, em função do considerável número de servidores temporários no poder Executivo (22,3%) e de comissionados no Poder Legislativo (89,3%).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LILIANE ELISABETH CORDEIRO TENÓRIO DE MIRANDA, TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS

Pós-graduada em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal pelo Centro Universitário Internacional, pós-graduada em Gestão da Manutenção pela Universidade Federal de Fernambuco. Graduada em Engenharia Elétrica. 

Aprovada em segundo lugar no concurso do TCE/GO para Analista de Controle Externo na especialidade Orçamento e Finanças, empossada em primeiro de junho de 2010, aprovada na primeira e segunda seleção por capacitação e mérito exerceu a funções de Assessora Técnica na Gerência de Fiscalização onde atuou em diversas comissões de fiscalização em folha de pagamento e área de pessoal, instituiu a elaboração de planos amostrais para auditaria em folha de pagamento. Membro nas comissões de avaliação dos projetos de Parceria Público Privada (VLT e CPOG). Membro da comissão de Auditoria Integrada para avaliação da implantação da Organização Social do Hospital Materno
Infantil. Integrante da equipe do Levantamento de Governança Pública para o Desenvolvimento Nacional em conjunto com TCU. Chefiou o Serviço de Fiscalização de Atos de Pessoal. Atua desde abril de 2017 como Analista de Dados no Serviço de Informações Estratégicas ocupando a função de Assessora Técnica.

Atuou no setor elétrico por mais de cinco anos na Compainha Energética do estado de Pernambuco como Gestora da Unidade de Medição de Energia Elétrica promoveu a elaboração dos planos anuais de custeio e investimento da Unidade, a Implantação do Sistema de Medição para Faturamento e a implantação da Norma NBR ISO/IEC 17025. Participou ativamente em fóruns nacionais voltados à normalização do setor na área de metrologia elétrica. Como Analista de Manutenção de Subestações elaborou planos de investimento e custeio para Unidades de Execução de Manutenção de Subestações e para Unidade de Medição, atuou na coordenação e implantação de sistemas informatizados para gestão de manutenção e de medição em subestações (SAP R/3). 

Referências

BRASIL. Constituição 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília. Presidência da República - Casa Civil, 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm> Acesso em: 21 ago. 2018.

BRASIL. Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF. Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000. Brasília. Presidência da República - Casa Civil, 2000. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/LCP/Lcp101.htm> Acesso em: 21 jul. 2018.

DIREITO, Carlos Alberto Menezes. Reforma administrativa: a Emenda n° 19/98(*). Informativo Jurídico da Biblioteca Ministro Oscar Saraiva, v. li, n. I, p. 1-98, JanJJul. 1999.

GOIÁS. Constituição 1989. Constituição do Estado de Goiás. Goiânia. Casa Civil, 1989. Disponível em: < http://www.gabinetecivil.goias.gov.br/constituicoes/constituicao_1988.htm>. Acesso em: 21 ago. 2018.

GOIÁS. Tribunal de Contas do Estado de Goiás – TCE GO. Relatório Consolidado 2º trimestre. Diário Eletrônico de Contas, ano VII, n. 134, 30 ago. 2018. Goiânia, 2018. Disponível em: < http://www.tce.go.gov.br/CategoriaDownload?idCategoria=452> Acesso em: 10 set. 2018.

GOIÁS. Tribunal de Contas do Estado de Goiás – TCE GO. Relatório Consolidado 1º trimestre. Diário Eletrônico de Contas, ano VII, n. 85, 30 mai. 2018. Goiânia, 2018. Disponível em: < http://www.tce.go.gov.br/CategoriaDownload?idCategoria=452> Acesso em: 10 ago. 2018.

GOIÁS. Tribunal de Contas do Estado de Goiás – TCE GO. Relatório Consolidado 4º trimestre. Diário Eletrônico de Contas, ano VII, n. 29, 28 fev. 2018. Goiânia, 2017. Disponível em: < http://www.tce.go.gov.br/CategoriaDownload?idCategoria=452> Acesso em: 10 ago. 2018.

GOIÁS. Tribunal de Contas do Estado de Goiás – TCE GO. Relatório Consolidado 3º trimestre. Diário Eletrônico de Contas, ano VI, n. 207, 29 nov. 2017. Goiânia, 2017. Disponível em: < http://www.tce.go.gov.br/CategoriaDownload?idCategoria=452> Acesso em: 10 ago. 2018.

GOIÁS. Tribunal de Contas do Estado de Goiás – TCE GO. Relatório Consolidado 2º trimestre. Diário Eletrônico de Contas, ano VI, n. 151, 25 ago. 2017. Goiânia, 2017 Disponível em: < http://www.tce.go.gov.br/CategoriaDownload?idCategoria=452> Acesso em: 10 ago. 2018.

GOIÁS. Tribunal de Contas do Estado de Goiás – TCE GO. Relatório Consolidado 1º trimestre. Diário Eletrônico de Contas, ano VI, n. 93, 30 mai. 2017. Goiânia, 2017. Disponível em: < http://www.tce.go.gov.br/CategoriaDownload?idCategoria=452> Acesso em: 10 ago. 2018.

NAVATHE, Ramez Elmasri Shamkant B. Sistemas de Banco de Dados. 4ª ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2006.

OLIVEIRA, A. M. de. Governança no setor público sob o prisma do controle externo: a experiência do Tribunal de Contas da União (TCU) na avaliação das políticas públicas e na indução do seu aperfeiçoamento como alavanca ao Desenvolvimento Nacional. 178 f. Monografia (Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia). Escola Superior de Guerra, 2015.

PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 21 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

SILVA PEREIRA, Caio Mário. Instituições de direito civil. [S.l.]: Rio de Janeiro: Ed. Forense, 1987.

Downloads

Publicado

2019-09-16