Editorial

Autores

Palavras-chave:

Controle Externo

Resumo

Com o firme propósito de contribuir para a difusão do conhecimento científico e a reflexão pluralista sobre o controle externo em suas diversas interfaces, apresentamos o segundo número da Controle Externo – Revista do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Reunimos aqui artigos e ensaios originais de pesquisadores brasileiros voltados para a análise de realidades no campo desde o debate sobre o uso do acordo de leniência no combate à corrupção, passando pela reflexão sobre ações de controle externo relacionadas à receita pública, a governança de licitações, o alcance da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais junto ao setor público até o exame de aspectos essenciais à prática da Comunicação Pública em Tribunais de Contas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelia Rodrigues Del Bianco, Universidade de Brasília e Universidade Federal de Goiás

Jornalista, professora associada da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) aposentada (2016). Doutora em Comunicação pela ECA-USP (2004) com estágio de pós-doutorado na Universidade de Sevilha (2009), mestre em Comunicação pela UnB (1991) e especialista em Educação à Distancia pelo Senac DF (2006). Atua no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UnB, na linha de pesquisa Políticas de Comunicação e de Cultura e no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás, na linha de pesquisa Mídia e Cidadania. Integrou a diretoria da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom - como vice-presidente (2008-2011) e diretora de documentação (2011-2014). Coordenou o GT Rádio da Intercom (1995 -2000). Por essa atuação, o GT Rádio recebeu o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação de 2000 na categoria grupo inovador. Em 2009 recebeu o Premio Luiz Beltrão na categoria Liderança Emergente. Estuda o ecossistema da comunicação audiovisual com destaque para transformações tecnológicas, radiodifusão, radiodifusão pública,  infraestrutura de comuicação audiovisual, políticas de comunicação e comunicação pública.  Publicou dezenas de artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais e capítulos de livros sobre a condição do rádio na sociedade contemporânea, análises sobre o impacto das inovações tecnológicas na configuração de conteúdos no jornalismo e meios audiovisuais e estudos sobre políticas de comunicação.  É co-fundadora do Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina (2011). Há mais de 20 anos é consultora na área de rádio e educação, além de ter experiência em produção de programas radiofônicos educativos para instituições públicas e não governamentais, criação de radioweb e gestão de projetos de comunicação  e de grupos de pesquisa.

Referências

Participam desta edição 17 pesquisadoras e pesquisadores, sendo que parte deles atuam em Tribunais de Contas de Mato Grosso, Pernambuco, Amapá, Bahia, Pará, Rio Grande do Sul e Goiás. Na intenção de organizar os trabalhos aprovados, os distribuímos de maneira orientada
em dois eixos: artigos e ensaios.

Downloads

Publicado

2020-10-31