Controle externo da receita:

a experiência do TCE Amapá com o levantamento de governança e gestão fiscal

Autores

  • Terezinha de Jesus Brito Botelho
  • Cirilo Alves Ferreira Neto TCE-AP
  • João Augusto Pinto Vianna TCE-AP
  • Rafaela Alves Fecury Lobato
  • Vitor do Espírito Santo Ferreira Côrtes TCE-AP

Palavras-chave:

Levantamento, Governança, Gestão fiscal, Receita

Resumo

O presente artigo aborda a experiência do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP) no desenvolvimento das ações de controle externo relacionadas à receita pública, visando ao aperfeiçoamento da Governança e da Gestão Fiscal do Estado e dos seus municípios, por meio do Levantamento, por autoavaliação, com base nas normas vigentes. O diagnóstico apontou deficiência significativa no que se refere à Governança nas dimensões Liderança e Controle. No tocante à gestão, as dimensões gestão da informação e renúncia da receita foram pior avaliadas. Com o objetivo de auxiliar os jurisdicionados participantes, o Tribunal recomendou a adoção de medidas no campo fiscal para o incremento dos recursos próprios, no sentido de torná-los menos dependentes das transferências de outros entes na busca do equilíbrio fiscal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cirilo Alves Ferreira Neto, TCE-AP

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologia do Amapá e em Gestão Pública pela Faculdade de Teologia e Ciências Humanas. Pósgraduando em Teoria e Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Inspetor de Controle Externo do TCE/AP.

João Augusto Pinto Vianna, TCE-AP

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Direito Tributário pela Universidade Anhanguera e em Regime Próprio de Previdência Social pela Faculdade Damásio de Jesus. Auditor de Controle Externo do TCE/AP.

Rafaela Alves Fecury Lobato

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Controladoria e Avaliação de Empresas e em Contabilidade para Gestão Empresarial pela Faculdade Ideal. Auditora de Controle Externo e Coordenadora do Controle da Receita Estadual no TCE/AP.

Vitor do Espírito Santo Ferreira Côrtes, TCE-AP

Bacharel em Administração pela Faculdade Madre Tereza. Técnico de Controle Externo do TCE/AP.

Referências

ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR ISO/IEC 38500: Tecnologia da Informação – Governança da TI para a organização. Rio de Janeiro, 2009.
ATRICON. Resolução nº 06/2016 - Aprova as Diretrizes de Controle Externo Atricon 3210/2016: relacionadas à temática “Receita e renúncia de receita”. Disponível em: http://www.atricon.org.br/wp-content/uploads/2016/12/Diretrizes-receita-e-ren%C3%BAncia-de-receita.pdf. Acesso: 22 abr. 2019.
BRAGA, Marconi A. F. C. Responsability. In: CASTRO, C. L. F; GONTIJO, C. R. B. et al. (Org.). Dicionário de políticas públicas: volume 2. Barbacena: EdUEMG, 2015. p. 373-374.
BRASIL. Casa Civil da Presidência da República. Guia da política de governança pública. Brasília: 2018. Disponível em: https://www.cgu.gov.br/noticias/2018/12/governo-federal-lanca-guia-sobre-a-politica-de-governanca-publica/guia-politica-governanca-publica.pdf. Acesso: 23 abr. 2019.
BRASIL. IBGE. Panorama populacional estimado do Estado do Amapá 2018. Brasília: 2018. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ap/panorama. Acesso: 22 abr. 2019.
BRASIL. IBGE. Panorama populacional estimado do município de Macapá 2018. Brasília: 2018. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ap/macapa/panorama. Acesso: 22 abr. 2019.
BRASIL. IBGE. Panorama populacional estimado do município de Santana 2018. Brasília: 2018. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ap/santana/panorama. Acesso: 22 abr. 2019.
BRASIL. Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 - Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 2000.
BRASIL. Secretaria do Tesouro Nacional (STN/MF). Boletim de finanças dos entes subnacionais de 2018. Brasília: STN/MF, 2018.
DE JESUS, Marlene Rodrigues; DALONGARO, Roberto Carlos. Governança corporativa na administração municipal: uma análise do resultado econômico da Secretaria de Fazenda de Ijuí (RS) – Brasil. Revista Observatorio de la Economía Latinoamericana, abril, 2018. Disponível em: https://www.eumed.net/rev/oel/2018/04/administracaomunicipal-brasil.html. Acesso: 25 abr. 2019.
LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, enxada e voto: o município e o regime representativo no Brasil. 7. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
68 Controle Externo: Revista do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, Belo Horizonte, ano 1, n. 02, p. 51-68, jul./dez. 2019=
MAFFEI, José. Curso de Auditoria: introdução à auditoria de acordo com as normas internacionais e melhores práticas. São Paulo: Saraiva, 2015.
PENEDO, Fabrício Ramos; QUELHAS, Luiz Gonçalves. Práticas de governança pública: aspectos da liderança em institutos de previdência municipal. São Paulo: ENGEMA – USP, 2016. Disponível em: http://engemausp.submissao.com.br/18/anais/arquivos/356.pdf. Acesso: 24 abr. 2019.
TCE/AP. Tribunal de Contas do Estado do Amapá. Resolução Executiva n. 61/2015. Aprova o Manual de Auditoria e recepciona as “Normas de Auditoria Governamental Nacionais e Internacionais Aplicáveis ao Controle Externo Brasileiro”, que orientarão a elaboração das normas específicas para o exercício do controle externo pelo Tribunal de Contas do Estado do Amapá. Disponível em: http://www.tce.ap.gov.br/consulta-legislacao. Acesso: 22 abr. 2019.
TCE/AP. Tribunal de Contas do Estado do Amapá. Resolução Executiva n. 55, de 2014. Aprova o Regulamento dos Serviços Auxiliares da Diretoria da Área de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Amapá. Disponível em: http://www.tce.ap.gov.br/consulta-legislacao. Acesso: 22 abr. 2019.
TCU. Tribunal de Contas da União. Referencial básico de governança [RBG]: aplicável a órgãos e entidades da administração pública. Brasília: TCU; Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, 2014.
TOSTES, José Alberto. Transformações urbanas das pequenas cidades amazônicas (AP) na Faixa de Fronteira Setentrional. Rio de Janeiro: Publit, 2012.

Downloads

Publicado

2020-10-31