A COMPETITIVIDADE COMO FATOR SIGNIFICATIVO PARA A FORMAÇÃO DO PREÇO DE OBRAS LICITADAS EM GOIÁS

Autores

  • Marco Antônio Borges Traldi Tribunal de Contas do Estado de Goiás

Palavras-chave:

Licitações. Obras Públicas. Disputa. Condições de Participação. Economicidade.

Resumo

A competitividade nas licitações é tema relevante no âmbito do direito administrativo. A Administração encontra-se vinculada a determinados princípios, dentre eles o da economicidade. Embora se imagine que uma maior disputa nos certames implique descontos mais representativos, não há muitos trabalhos que explicitem a forma dessa possível correlação. Como contribuição acadêmica, o presente artigo estuda a relação entre a competitividade e os descontos de obras viárias licitadas em Goiás no período de 2012-2017. Os resultados indicam que a Administração obtém melhores descontos quando há um número maior de licitantes classificados. Adicionalmente, de uma avaliação da variação das condições de participação estabelecidas nos certames estudados, observaram-se indícios de que um maior rigor na fase de qualificação técnico-operacional pode reduzir a economicidade inicial das contrações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

JUSTEN FILHO, Marçal. Comentários à lei de licitações e contratos administrativos. 16ª ed. São Paulo: RT, 2014.

LIMA, Marcos Cavalcanti. Comparação de custos referenciais do DNIT e licitações bem sucedidas. Revista TCU n. 118, maio/ago 2010, p. 59-64. Disponível em: <revista.tcu.gov.br/ojs/index.php/RTCU/article/download/233/222>. Acesso em: nov. 2017.

PEREIRA, Gustavo Pimentel da Costa. O mercado da construção civil para obras públicas como instrumento de auditoria: uma abordagem probabilística. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.

TRALDI, Marco Antônio Borges. Um estudo das relações entre as exigências de capacidade técnico-operacional e o resultado de licitações de obras rodoviárias realizadas no estado de Goiás entre os anos de 2012 e 2014. Especialização (Controle Externo e Governança Pública) - Instituto Brasiliense de Direito Público. Brasília, 2017. Disponível em: <http://www.idp.edu.br/publicacoes/portal-de-ebooks/4109-controle-externo-e-governanca-publica>. Acesso em: nov. de 2017.

VILHENA et al. Técnicas econométricas e seu papel inovador no cálculo do sobrepreço: o caso da Lava Jato. Revista do TCU n. 138, abr. 2017, p. 18-29. Disponível em: < http://portal.tcu.gov.br/publicacoes-institucionais/periodicos-e-series/revista-do-tcu/>. Acesso em: nov. 2017.

Downloads

Publicado

2019-09-16