Meio ambiente e agronegócio no Brasil

Autores

  • Camila Yano Sato Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.58899/TCE-GO.v3i6-art11

Palavras-chave:

Meio ambiente, Agronegócio, Comércio

Resumo

A promoção da sustentabilidade se encontra em voga há décadas, e ainda se mostra pertinente diante da insuficiência das medidas até agora adotadas para a promoção da sustentabilidade e da garantia do futuro para as próximas gerações. Conferências sobre o tema ainda são realizadas, e diversas metas de sustentabilidade foram estabelecidas internacionalmente para todos os países em geral. Em adição, regionalmente observam-se articulações adicionais por conjuntos de países, como é o caso da União Europeia, bem como organizações autônomas e independentes de agentes privados em empresas para o estabelecimento de metas e de objetivos de sustentabilidade em complementação àquilo definido pelos poderes públicos. Considerando a importância do agronegócio para as exportações brasileiras, e o fato de que os principais parceiros comerciais brasileiros dispõem de objetivos de sustentabilidade adicionais e mais protetivos que os nacionais, compreender as exigências desses mercados se torna requisito de aceitação às commodities do Brasil nesses mercados. Ainda que o agronegócio tradicional ainda não tenha integralmente se adequado às melhores práticas de sustentabilidade, observa-se a existência de organizações outras a promover pequenos produtores rurais, cujas práticas se mostram benéficas para a comunidade local e para a disseminação do conhecimento sobre a sustentabilidade.

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Biografia do Autor

Camila Yano Sato, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Mestrado em direito pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP/USP).

 

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Publicado

2023-04-08